domingo, 23 de outubro de 2011

12 dia: San Pedro de Atacama

Recomendações para o passeio aos geisers del tatio: não beber nem comer comidas pesadas. Fizemos tudo ao contrário. Na noite anterior, fomos a um restaurante chamado La Estaka e tomamos umas cervejinhas e comenos um risotto de camarões. Tudo aqui é em porções gigantes.
Mas apesar de não termos seguido as recomendações, não passamos mal por causa da altitude.
Acordamos as 3:30 pois a van passaria para nos pegar das 4:00 as 4:30.
Nos empacotamos com mil roupas de frio e seguinte viagem. Fomos dormindo grande parte do caminho, e conforme passava o tempo, a sensação de frio só aumentava.
Descemos do ônibus e foi aí que quase morremos de frio. Juro que esse dia foi o que mais passei frio na vida. Aquele frio no caminho para san pedro ficou pouco perto desse: - 10 graus.
Dedos das mãos e dos pés congelando, mas seguimos passeio.
Os geisers são muito interessantes, formam uma fumaça que vai até no alto, com temperaturas altíssimas. Isso ocorre porque lá há grande concentração de rochas vulcânicas, que são quentes, e que se encontram com a água fria, ocorrendo parece um choque, que faz a tal fumaça.
Bem interessante, mas o frio acaba chamando mais atenção. O passeio é tão cedo, pois é de manhã a maior intensidade dos geisers, que vai diminuindo, até cessar.
Após o sol nascer, o frio diminuiu um pouquinho e seguimos para as piscinas de águas calientes. Alguns animados conseguiram entrar. Nós ficamos só curtindo a paisagem.
Por fim, fomos a um vilarejo chamado Machuca, bem bonito. Diz o guia que lá vivem cerca de 7 pessoas, mas o mário achou lá meio que uma cidade cenografica, só pra turista ver.
Esse passeio foi muito bom, apesar do frio, pois é uma experiência diferente de tudo o que já vimos.
A tarde, eu fui descansar e o mário foi lavar a moto.
A noite, nos encontramos com o vanderlei e fomos jantar.
Ah, também contratamos uma excursão para fazer o trajeto de san pedro a uyuni, na bolívia, pois achamos melhor não ir na moto, que está sem a ventuinha e poderia esquentar andando em muita areia.
Bom foi isso!
Obs: esse ser encapuzado de óculos sou eu, lídia. Rs, rs, rs.