segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Planejamento

Com a intenção de colaborar com quem está planejando sua viagem de moto, assim como vários outros blogs me ajudaram, pretendo fazer relatos sobre as condições das estradas, hotéis, documentos, condições da moto, postos de combustível, etc.

Inicialmente estava previsto a companhia de mais dois amigos, João Carlos e Alexandre, porém desencontros de datas e imprevistos inviabilizaram a companhia dos amigos. Ainda faremos outras viagens juntos.
Então vamos eu e minha namorada.


Agora vamos falar sobre os detalhes da viagem:
Roteiro:

1)      Brasília-DF – Itumbiara –GO – 400km – Boa estrada
2)      Itumbiara-GO – Londrina-PR – 750 km – Boa estrada
3)      Londrina-PR – Foz do Iguaçu – PR – 570 Km – Boa estrada
4)      Foz do Iguaçu – PR – Resistência – AR – 650 Km – Boa estrada
5)      Resistência – AR – Salta – AR – 850Km – Boa estrada
6)      Salta – AR – San Pedro Atacama-CH – 700 Km – Regular
7)      San Pedro Atacama – CH – Uyuni- BO – 500 Km - Não existe estrada formal, apenas trilhas.
8)      Uyuni – BO – Potosí – BO – 200 KM – Regular, com rípio.
9)      Potosí – BO – Cochabamba – BO –600 km -Regular
10)  Cochabamba-BO – Santa Cruz – BO – 500km - Regular
11)  Santa Cruz – BO – Corumbá – MS – 700km - Regular com cerca de 50 km de terra.
12)  Corumbá-MS – Alto Araguaia –MT – 850 km Boa
13)  Alto Araguaia – MT – Brasília –DF – 730 km - Boa

Principais dificuldades deste trajeto:
1) Brasil: Estradas não muito boas, gasolina cara;
2) Argentina: Policiais extremamente corruptos e mal educados; falta de gasolina; região norte muito carente e sem infraestrutura;
3) Chile: Dificuldades próprias do clima desértico;
4) Bolívia; Revolta contra o imperialismo brasileiro no país; população politicamente bastante ativa e mobilizada; falta de gasolina; estradas em péssimas condições; policiais corruptos; mal da altitude.

A Moto: xt 660.

1)      Revisão geral de 30000 km;
2)      2 Pneus Sirac; 2 Câmeras de ar 5mm, com vacina nas duas;
3)      Troca da transmissão completa (para garantir, coloquei a corrente original 540 conto);
4)      Troca de lâmpadas;
5)      Óleo, filtro de óleo, filtro de ar;
6)      Pastilha de freio dianteiro;
7)      Adaptador de tomada 5v;
8)      Baú give E-45; alforjes give E-21; mala tanque; Cavalete Bi-lateral; protetor de mão, motor e Carter; alongador de guidão; Banco erê.
9)      Levar por segurança: corrente com emenda; câmera de ar; reparador de pneu; extrator de elos da correte; esticadores;
 
Viagem a Pirinópolis - Carnaval de 2010




Acessórios:
1)      Roupa especifica para moto;
2)      Roupas especiais para o frio;
3)      Mochila de hidratação;
4)      Celular com GPS e Internet Wills; chipe Vivo e TIM;
5)      Galão p/gasolina 10L


Documentação:

1)      Seguro completo da moto com extensão de perímetro para América Latina;
2)      Carta Verde;
3)      Seguro Saúde mondial;
4)      SOAT (Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito) só para a Bolívia, ainda não encontrei seguradora que o faça.
5)      Certificado internacional de vacinação de febre amarela.
6)      CNH  e Permissão internacional
7)      RG .

5 comentários:

Jetso Forgotso disse...

Nó! Massa demais. Boa viagem pessoal. Que a expedição seja maravilhosa.

Marcio disse...

Ô Mário! aqui é o Márcio.
sobre essa "revolta contra o imperialismo brasileiro" da Bolívia eu acho que com isso você não tem o que se preocupar... estive lá em agosto e ao me identificar como brasileiro sempre fui muito bem tratado por todos. No mais boa viagem!!!

Sílvia Furtado disse...

Mário, vc tá muito entendido mesmo, quantos km hein?! Espero que dê tudo certo.

Isabella Barcelos disse...

Uai e a caixa de isopor, é p latinhas? kkkkk
Beijos p vcs!!

lidiafbarros disse...

Isa farofeiro e assim msm leva o que da... Kkkkkk
Bjs pra todos.